domingo, 29 de maio de 2011

Geometria

Objetos de Aprendizagem de Geometria

O uso de aplicativos computacionais como auxílio às aulas torna-se uma realidade cada vez maior. Esses objetos de aprendizagem permitem aos alunos interagirem com os elementos de um sistema de tal maneira que possa ser claramente observada a relação causa-efeito.

Disciplinas ligadas à expressão gráfica são agraciadas com uma gama infindável de objetos de aprendizagem, sejam estáticos, animações predefinidas, objetos interativos e objetos customizáveis. Muitos desses objetos podem ser encontrados no portal Banco Internacional de Objetos Internacionais do MEC.

Além desse portal, existem outros que também indicam aplicativos gratuitos e pagos, como, por exemplo, o EDUMATEC - Educação Matemática e Tecnologia Informática, da UFRGS. 


Exemplo

Para exemplificar o uso de um objeto de aprendizagem em geometria faremos o uso do GeoGebra, para obter a intersecção entre um retângulo e uma pirâmide de maneira dinâmica, utilizando as técnicas de Geometria Descritiva.

O usuário pode seguir os passos para a construção da solução clicando sobre os itens. Depois disso, é possível movimentar os pontos I'' e J'' para verificar como a intersecção é modificada em função do plano de corte.


Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

Uma vez que os elementos foram criados e as restrições definidas no aplicativo GeoGebra, é possível salvar o arquivo e exportá-lo para ser exibido em um site, uma vez que o GeoGebra foi desenvolvido na linguagem Java e está disponível sob a forma de um applet.






Referências

GRAVINA, M. A. et al. EDUMATEC - Educação Matemática e Tecnologia Informática. UFRGS. 2000. Disponível em: <http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php>. Acesso em: 29 maio 2011.

HOHENWARTER, M. GeoGebra. 2002. Disponível em: <www.geogebra.org/cms/pt_BR>. Acesso em: 29 maio 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Banco Internacional de Objetos Internacionais. 2008. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br>.  Acesso em: 29 maio 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário