O uso de objetos de aprendizagem na disciplina Métodos Numéricos
Dentre as inúmeras aplicações do computador destaca-se a mais antiga delas: o cálculo numérico para fins técnicos e científicos. Os métodos numéricos foram desenvolvidos com o objetivo de viabilizar soluções de problemas onde a matemática simbólica se revela ineficiente, como a maioria dos problemas complexos de engenharia. Com o advento dos computadores, métodos numéricos já confiáveis tornaram-se viáveis. Muitos dos métodos conhecidos antes do computador foram melhorados e otimizados, e outros foram desenvolvidos graças às facilidades e velocidade de execução de que se passou a dispor. Há necessidade, entretanto, de se alertar para alguns pontos importantes no cálculo numérico por computador. Primeiramente, devemos ter em mente que os resultados são aproximados, devendo-se estabelecer tolerâncias aceitáveis de erros que não comprometam a finalidade dos cálculos. Há necessidade, também, de detectar valores absurdos, sejam eles frutos de erros pessoais, ou de limitações do método ou do computador utilizado, analisando e eliminando as causas destes resultados.
Dessa forma, a utilização de objetos de aprendizagem auxilia o professor no desenvolvimento e fixação dos novos conceitos apresentados, uma vez que esses objetos ajudam os alunos a relacionarem novos conhecimentos, testarem hipóteses, serem críticos sobre os limites de aplicação dos novos métodos estudados.
Vários objetos de aprendizagem, relacionados à área de métodos numéricos ou a outras áreas do conhecimento, podem ser encontrados em:
Um bom exemplo de objeto de aprendizagem na área de métodos numéricos é o VCN - Visual Cálculo Numérico.
Com a utilização desse objeto o aluno pode analisar, estudar e testar as limitações dos métodos apresentados em sala.

Nenhum comentário:
Postar um comentário